segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Samba, Carnaval e ... Machismo?!

Sem querer entrar em questões religiosas sobre o Carnaval e afins, o assunto do dia é exatamente esse, Carnaval e a exposição da mulher.
Que os desfiles expõem a figura feminina jovem, magra e de corpo escultural enquanto submetem senhoras à roupas pesadíssimas para encobrir todo seu corpo não é novidade, mas esse ano me chamou a atenção o samba enredo da escola de samba paulista Vai-Vai sobre as "Mulheres Que Brilham", subtítulo "A FORÇA FEMININA NO PROGRESSO SOCIAL E CULTURAL DO PAÍS".

Em um primeiro momento nutri esperanças sinceras de que esse festejo finalmente fizesse um serviço cultural no país de conscientização, reflexão e etc..



Mas...




A letra foge completamente ao recorte de enaltecer a figura da mulher, para não esquecer nenhum detalhe, resolvi comentar trechinho por trechinho.








Bixiga é alegria, é “bom brilhar”
gira a porta bandeira
rodam minhas baianas
vêm que o show vai começar



"Bom brilhar", fala sério, lugar de mulher é na limpeza e na cozinha??
Rodam "MINHAS" baianas?? Sentimento de posse é pouco, iso ainda não tem nome!


A mão de Deus abençoou o meu cantar
fonte de inspiração
a essência de Adão
luz para o meu caminhar
a duras penas prosseguiu a lutar
na graça da india faceira
com a força da negra guerreira
a realeza de grande brio
aos olhos do regente do Brasil


Mulher, musa de inspiração, retomando o Romantismo, onde as mulheres eram seres endeusados, distantes, desprovidos de voz, podia-se imaginar o que quisesse delas, afinal elas só eram fonte de inspiração.


Ora ie ieo Mamãe Oxum
liberdade!!!
soam os tambores quilombolas
um sonho que virou realidade (ora ie ieo)


Um sonho que virou realidade? Claro, poder trabalhar fora, poder votar, igualdade salarial? divisão das tarefas do lar? Pois é, não virou realidade ainda..

E hoje, tão linda e tão bela
toda passarela a te exaltar
és música, poema
arte a me fascinar
te vejo nas ruas
nos bares, esquinas
és como as estrelas bordando o luar
1001 faces no mundo a brilhar



Mulher de verdade é aquela beleza de modelo né?Agora aonde isso exalta a beleza da mulher real? Arte a me fascinar, de novo, "só serve pra me inspirar e acabou o assunto" e 1001 faces é brincadeira de muito mau gosto, de novo, lugar de mulher é na limpeza.

Senhora da vida
guerreiras na lida
hoje és presidente e me rendo a teus pés
prá sempre te amarei “mulher”


Mulher de verdade é mulher-mãe, não dá pra desvincular não? Rendo aos teus pés? Aí já não funciona não, afinal a imagem que elegeu Dilma foi do ex-presidente Lula, já que ela não tinha um prestígio nacional.



CARNAVAL & MACHISMO
A GENTE SE VÊ POR AQUI!

0 comentários:

Postar um comentário