quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Como Você Se Chama?

Diferente de:
Qual a sua graça?
Qual o seu nome? O de verdade?
Quero ver seu RG!
Essas são 3 frases que passam pela vida de mulheres trans*.
Nota da autora: o termo trans* é um guarda- chuva,  que pretende abranger todas as pessoas que não se identificam com seu sexo biológico.
Mas como diz a diva da Simone de Beauvoir, "Não se nasce mulher, torna-se."
Então você pode ser conduzida à um bercinho forrado de cor-de-rosa ao nascer,  mas quando se reconhece como indivíduo,  se reconhece como homem.
Existem pessoas trans* (sim, pessoas! Com, direitos e necessidades que importam! ) que se sentem melhor adquirindo características através de tratamento hormonal, existem as que optam pela transgenitalização, existem as que optam pelos dois ou por nenhum dos dois.
Esses indivíduos enfrentam problemas que são fruto da ignorância,  do preconceito,  por exemplo, nem sempre o documento de identificação condiz com a realidade,  constrangimento,  são expulsxs dos banheiros (hello! Todo mundo tem necessidades! ).
Você sabia que mais de 1/3 dos trans* mortos no mundo por transfobia ano passado, morreram no Brasil?
Não sabia?
Eu também não.
Por isso, o que essas pessoas reivindicam hoje é apenas o direito a continuarem vivas e serem vistas como... pessoas!
Não,  não tem distúrbio de personalidade,  não se apresentam com um sexo diferente do biológico para chamar atenção,  não estão ameaçando ninguém,  só são assim.
E tem todo o direito de ser.
E se algum dia vir uma pessoa trans* usando o banheiro do gênero que ela se identifica,  seja gentil, essa pessoa precisa ir ao toilete como você. 
Não faça de algo natural um trauma, ninguém precisa disso.

0 comentários:

Postar um comentário